□ Manuais
ARTIGOS E PUBLICAÇÕES
Conhecimentos consolidados sobre abertura de dados
Para os que participam da ciência e da pesquisa, utilizando os artigos científicos como fonte de estudo e também como meio de publicação de seus trabalhos realizados, reunimos aqui análises referenciais com tudo o que você precisa saber para se inserir no tema - além de materiais diversos. O espaço está sempre aberto para novidades!
Diversos manuais já produzidos buscam explicar como aproveitar o potencial de informações oficiais para permitir a existência de novos serviços através dos dados abertos, melhorando a vida dos cidadãos e fazendo com que governo e sociedade trabalhem juntos e melhor. Além de abordar os conceitos básicos desse universo, servem ainda de maneira prática para os servidores do governo, indicando maneiras de utilizar esses dados para criar mais valor e impacto em diversas áreas. Confira uma seleção:
-
“Manual dos Dados Abertos: Governo – W3c” | Original disponível em Open Data Manual, produzido pela Open Knowledge Foundation e seus colaboradores – versão revisada em janeiro de 2011;
-
Foco na Divulgação para a Sociedade > Governo do Estado do Rio Grande do Sul | Governo do Distrito Federal | Governo do Estado de São Paulo;
-
Foco na Implementação da Política de Abertura > Guia do Desenvolvedor (produzido pelo Portal de Dados Abertos do Governo de Alagoas) | Kit para Implementação de Dados Abertos (produzido pela Controladoria Geral da União) | “Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil”, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, inspirado em uma norma técnica do governo do Chile para publicação de dados abertos (Propuesta de Norma Técnica para Publicación de Datos en Chile);
-
Modelos do Distrito Federal > Guia Prático para Elaboração de Plano de Dados Abertos DF e Modelo de Plano de Dados Abertos DF;
-
Modelo de Maturidade em Dados Abertos – do Open Data Institute, traduzido pelo Ceweb.br;
-
Open Government Data Toolkit – do Banco Mundial;
-
US Open Data Toolkit – Governo dos Estados Unidos;
-
Guia de Planejamento de Dados Abertos Governamentais para o Desenvolvimento Sustentável (2017) e Guidelines on Open Government Data for Citizen Engagement (2013), da Organização das Nações Unidas (ONU).
□ Artigos
| Cenário Local ▫ Pernambuco
-
“Plano de Dados Abertos na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE”. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, 2017. | Por Bernadette Farias Lóscio e Susimery Vila Nova. Universidade Federal de Pernambuco.
-
“Transparência e dados abertos do Recife: Uma estratégia bem sucedida de publicação”. Cadernos BAD (Revista da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), 2018, N. 1, pp. 157-164. | Por Breno Alencar Gonçalves (Emprel/PCR) e Kiev Santos da Gama (UFPE).
| Cenário Internacional
-
“Governo Aberto na Cidade de Buenos Aires: os Dados Abertos como Estratégia de Inovação”. 21.03.16 | Por Alejandro Prince – Doutor en Ciência Política, Doutor em Economia. Professor na Facultade de Ciências Econômicas da Universidad de Buenos Aires e Lucas Jolías – Licenciado em Ciência Política, Maestrando em Ciências Sociais. Professor na Universidad de Quilmes.
| Cenário Nacional
-
“Identificação de mecanismos para a ampliação da transparência em portais de dados abertos: uma análise no contexto brasileiro”. Artigo científico Cad. EBAPE.BR vol.16 no.4 Rio de Janeiro out./dez. 2018. | Por Rodrigo Hickmann, Deisy Cristina Barbiero e Edimara Mezzomo. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil.
-
“Maratonas hackers no Brasil com desafios no campo da Saúde”. Artigo científico aprovado em 03/05/17. Extraído da Plataforma Scielo. Revista Interface. Por Guizardi FL, Santos KF, Lemos ASP, Severo FMD. Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes), Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.
| Padrões de Qualidade e Avaliação de Impacto
-
“Dados abertos governamentais e democracia digital: o estado da arte e uma aplicação aos portais de dados abertos de seis prefeituras brasileiras”. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Jornalismo), Maria Dominguez Costa. UFBA. Agosto de 2018.
-
“Bases de dados orçamentários e qualidade da informação: uma avaliação do Finanças do Brasil (Finbra) e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops)”. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 5, p. 1113 a 1134, set. 2014. Medeiros, Katia Rejane de et al.
-
"Open Data and Beyond: Measuring the impact of open data". JeDEM - eJournal of eDemocracy and Open Government, 2014. Donker, Frederika & Loenen, B.
-
"Open data policies, their implementation and impact: A framework for comparison". Government Information Quarterly, Volume 31, Pages 17-29, 2014. Anneke Zuiderwijk, Marijn Janssen.
-
“Revisão das dimensões de qualidade dos dados e métodos aplicados na avaliação dos sistemas de informação em saúde”. Artigo científico 2009. Extraído da Plataforma Scielo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(10):2095-2109, out, 2009.
Não deixe de conferir os estudos acadêmicos divulgados pela Government Information Quarterly, uma revista internacional que examina a interseção de políticas, tecnologia da informação, governo e público. A GIQ se concentra em como as políticas afetam os fluxos de informações governamentais e a disponibilidade de informações governamentais; o uso da tecnologia para criar e fornecer serviços governamentais inovadores; o impacto da tecnologia da informação no relacionamento entre os governados e os que governam; e a crescente importância das políticas e tecnologias da informação em relação às práticas democráticas. Consulte ainda nossa seção especial sobre o assunto e sobre Políticas de Abertura para ver mais conteúdo prático.
| Negócios
-
From Data to Action é um relatório do Centro de Insights da Harvard Business Review. Com download gratuito, é patrocinado pelo SAS, líder de mercado em analytics e uma fonte para os últimos estudos em Big Data, Hadoop, visualização e gerenciamento de dados com foco na potencialização de negócios.
From Data to Action é uma coleção de 30 artigos dos mais respeitados líderes no uso de dados que ajudam a conhecer as melhores práticas para transformá-los em lucro. Não deixe de baixar!
□ Reportagens Especiais
-
“Política 2.0 – Para combater a corrupção, legisladores apostam em tecnologia para aumentar a eficiência da máquina pública”. Julho 2017. Portal da Câmara Municipal de São Paulo. | Por Fausto Salvadori, com colaboração de Renata Oliveira.
-
“Política 2.0: os aplicativos que ajudam o eleitor a escolher o candidato e a cobrá-lo depois”. 25.07.18. El País Brasil. | Por Rodolfo Borges.